Mercado do café: cenários da cafeicultura nas negociações 

A safra pode chegar a 53,4 milhões de sacas, segundo a Conab

29/05/2022 às 10:00 atualizado por Elaine Silva - SBA | Siga-nos no Google News
:

O diretor geral do IEA (Instituto de Economia Agrícola), Celso Vegro, falou sobre o mercado do café, em entrevista ao programa Agricultura BR, na última segunda-feira (23). “O produto café como um ativo financeiro requer que você planeje a sua comercialização de forma a sair do plano colher para vender e fazer do vender para colher, inverter essa lógica”, explicou Vegro. 

A safra de café de 2022 pode chegar a 53,4 milhões de sacas, segundo o levantamento da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), divulgado no dia 19 de maio. O volume representa um acréscimo de cerca de 5,7 milhões de sacas em relação ao ciclo anterior. Se comparado com a colheita de 2020, último ano de bienalidade positiva, a produção esperada para este ano é 15,3% inferior, o que representa 9,65 milhões de sacas.

Nos quatro primeiros meses deste ano, o Brasil já exportou 14,1 milhões de sacas de 60 kg de café. O volume é 10,8% menor do que a quantidade exportada em igual período do ano passado, resultado influenciado pela queda na produção de café em 2021 e redução dos estoques internos nos primeiros meses de 2022.

Veja a entrevista na íntegra: 
 

 

Foto capa Ascom/MG 


Últimas Notícias